sexta-feira, 14 de julho de 2017

Frases que ficam...

" Ó senhora, senhora, eu sei que ela gosta de mim. Sei que ela gosta porque me tratou a ferida da mão. Se ela não gostasse não me tratava a ferida. Então não é?"

Esta foi a frase que baila comigo desde manhã. Eu respondi com um sorriso "Pois é. Tens razão". E ele seguiu o seu percurso, no sentido oposto ao meu, feliz. 

Como é fácil o mundo das pessoas simples. Como é autêntico o seu olhar. Como nos transmite tanta tranquilidade e, ao mesmo tempo, esperança.

"Aventurados os simples porque é deles o Reino dos Céus", foi o que me veio à ideia quando ele seguiu apressado o seu caminho.

Encontro este jovem muitas vezes pela manhã, quando dou a primeira "volta" do dia com o meu cão, o Apolo. Educado e refugiado numa timidez que se deve, talvez, ao facto de  sentir que poucas pessoas param para o escutar. É uma pessoa "simples" como diriam há anos. Talvez... Mas como é pura a sua simplicidade!

Inicialmente, passava por mim apressado e murmurava um bom dia quase imperceptível mas, com o passar do tempo, foi ganhando confiança e passou a falar da mota, da bicicleta, da sua égua, a "Esperada" (lindo nome)... "Ó Senhora", é assim que inicia a conversa e como me soa bem este "Ó senhora". O sentir-me útil...


...
"Dai-me flores, muitas flores
Quaisquer flores, logo que sejam muitas...
Não, nem sequer muitas flores, falai-me apenas
Em me dardes muitas flores,
Nem isso... Escutai-me apenas pacientemente quando vos peço
Que me deis flores...
Sejam essas as flores que me deis..."
... 




Sem comentários:

Enviar um comentário